Se você já tem um site há algum tempo e não está tendo acessos ou interações suficientes nele, então o serviço de otimização de sites é destinado a você.
Conteúdos
Otimização SEO
Na otimização SEO nós vamos melhorar conteúdos de texto e imagem, palavras-chave e links do seu site. O objetivo é fazer com que o Google entenda exatamente do que se tratam as suas páginas e considere exibi-las cada vez mais em buscas realizadas pelas pelas pessoas.
Após tantos anos de popularização do uso da internet, no ano de 2024 é comum que uma empresa, pequena ou grande, ou mesmo profissionais liberais ou autônomos, tenham seu próprio website. O site é a melhor ferramenta para apresentar o negócio, suas áreas de atuação, seus produtos e serviços etc.
Por vezes o site é projetado e criado com foco num bonito layout, bonitas imagens e tudo o mais que seja necessário para transmitir uma boa impressão do negócio.
O problema que pode acontecer é o seguinte. Apesar de muito bonito, as pessoas não encontram o site. Às vezes até o concorrente com um sitezinho feio e meia-boca aparece mais bem posicionado em certas buscas. E se ele está mais bem posicionado, está recebendo mais visitas. E com isso, mais contatos, orçamentos, vendas etc.
Esse exemplo ilustra uma situação na qual o site precisa de otimização para mecanismos de busca, também conhecido como SEO (Search Engine Optimization).
O trabalho de SEO é um trabalho de estratégia de marketing, e visa abrir canais de comunicação com o cliente respondendo às potenciais milhões de pesquisas que as pessoas realizam diariamente no Google e outros buscadores.
Se você tem um site e precisa melhorar o posicionamento dele nas buscas, o serviço de SEO é essencial para esse objetivo.
Otimização para dispositivos móveis
Na otimização para dispositivos móveis vamos analisar e melhorar o layout do site para que fique visualmente adequado a telas pequenas de celulares e não apenas no computador.
Nos idos de 2013 o governo federal reduziu impostos sobre celulares smartphones para estimular a inclusão digital na população brasileira. Naqueles tempos e nos anos seguintes o Whatsapp estava se popularizando de forma veloz no país.
Em 2024 o acesso à internet é predominantemente feito a partir de telas pequenas de celulares e tablets. Isso é tão evidente que quase não é necessário repetir. Exceto pelo fato de que muitas pessoas ainda criam sites projetando eles para telas de computador, sem dar a devida atenção para os celulares.
Ainda que a quase totalidade dos layouts de sites sejam responsivo atualmente, é comum que os sites sejam projetados com cuidado para computador, e para celular apenas recebam alguns ajustes básicos.
Ou então que o design do site esteja repleto de recursos e efeitos visuais que só fazem sentido no computador, sendo que 80 ou 90 porcento dos acessos venham de celular, causando uma sobrecarga no carregamento que prejudica o desempenho trazendo pouco ou nenhum benefício por isso.
São exemplos de situações nas quais o website precisa passar por uma revisão para otimização para dispositivos móveis, a fim de entregar a melhor experiência para a maioria das pessoas que visitam o site (e não para a minoria).
Otimização de desempenho
O objetivo da otimização de desempenho é detectar e corrigir gargalos no carregamento do seu site que possam estar prejudicando a experiência de uso pelas pessoas.
A experiência de uso de um site, seja pelo computador ou pelo celular está ligada à velocidade com que o conteúdo aparece na tela, à resposta que a interface tem aos comandos do usuário (como rolagem, clique etc) e à estabilidade visual durante o carregamento.
Esses três critérios são chamados pelo Google de métricas Web Vitals, pois são considerados os três índices que mais são percebidos pelo usuário durante o carregamento de um site.
Sendo assim, a otimização de desempenho deve visar reduzir o tempo gasto para que o conteúdo principal apareça na tela, fazer com que a interface do site responda prontamente aos comandos do usuário e reduzir a movimentação de elementos na tela durante o carregamento.
A otimização de desempenho passa, portanto, por melhorias tanto de infraestrutura de hospedagem e entrega, tratamento adequado de imagens e mídias em geral, bem como melhorias na lógica do código das páginas.
A otimização de desempenho se tornou ainda mais importante a partir do início de 2021, quando o Google passou a medir os índices web vitals das páginas. Com isso, páginas com melhores pontuações tendem a ser consideradas melhores que páginas com desempenhos ruins.
Se você percebe que seu site não tem uma experiência de carregamento adequada, o serviço de otimização de desempenho pode resolver esses problemas.
0 comentários